Apresentação

LOGO MESTRADO

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Design da UFCG teve início em junho de 2014 com o Mestrado em Design. Caracterizado como multidisciplinar, participam do programa professores das seguintes áreas: design, arquitetura, engenharia mecânica, engenharia de produção, letras e informática.

A área de concentração é Design de Produtos, cujo objetivo é explorar os diversos aspectos que constituem o processo de design e suas interfaces, incluindo o estudo, a investigação científica, e o desenvolvimento de produtos a partir de uma perspectiva sistêmica de suas diversas dimensões, incluindo: pesquisa fundamentada no produto enquanto meio para procedimentos de investigação científica; abordagem do processo de design segundo a evolução de aspectos sociais, psicológicos, pedagógicos, culturais, econômicos, tecnológicos e ambientais; estudo da informação e da comunicação em produtos; pesquisa, análise e crítica de informações coletadas a partir de metodologia científica; estudo e desdobramentos de processos criativos; investigação de processos produtivos; inserção do produto nos diversos mercados segundo parâmetros sociais, ecológicos e econômicos; discussão teórico-metodológica do projeto e do ensino em design. A partir de uma abordagem do design centrado no humano, esta área de concentração estuda as dimensões pragmática e emocional na interação de usuários com produtos e artefatos como objetos de estudo em processos de investigação científica, considerando aspectos econômicos, culturais, sociais, simbólicos, éticos e ambientais. O estudo particular de produtos e artefatos conduz ao aperfeiçoamento desta área do design, contribuindo para o desenvolvimento teórico, crítico e prático, visando a produção sustentável e o consumo justo e responsável do design e de seus produtos.

Conheça um pouco sobre a Universidade Federal de Campina Grande e o Curso de Bacharelado em Design

A Universidade Federal de Campina foi implantada em 2002. Até então, ela era o Campus II da Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Com o desmembramento da UFPB, a Lei No. 10.419, de 09 de abril, determinou a criação da Universidade Federal de Campina Grande. Portanto, apesar de nova, a UFCG foi criada com um corpo docente estruturado, e de reconhecida produção científica na área de tecnologia, tanto no âmbito nacional quanto internacional. Desde então, a UFCG vem se destacando através de seu crescimento impulsionado pela participação no Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, lançado pelo Governo Federal. Em 06 de dezembro de 2012, a UFCG foi apontada como a melhor universidade do estado da Paraíba e a terceira melhor da Região Nordeste, no quesito ensino, de acordo com o IGC (Índice Geral de Cursos da Instituição) divulgado pelo MEC-Ministério da Educação e Cultura do Brasil.

O Curso de Bacharelado em Desenho Industrial da Universidade Federal de Campina Grande foi criado em 1978 na então UFPB – Universidade Federal da Paraíba, como área componente do Departamento de Engenharia Mecânica. Foi um curso pioneiro no país, sendo o primeiro instalado em um Centro de Tecnologia. Fortalecida pela qualidade e quantidade da produção, em 09/08/1993 a então área de Desenho Industrial ascendeu para a condição de Departamento de Desenho Industrial.

O Curso de Desenho Industrial – CDI, do Centro de Ciências e Tecnologia da UFCG obteve autorização de funcionamento em 25 de setembro de 1978, com a denominação Curso de Bacharelado em Desenho Industrial, através da Resolução n° 24/78 do CONSEPE/UFPB, que estabeleceu sua estrutura curricular. A Resolução n° 194/78 do CONSUNI/UFPB homologou, em 10 de outubro de 1978, a autorização de funcionamento. Em 6 de julho de 1982 o curso foi reconhecido pelo MEC através da Portaria N° 248. Em 26/05/2011, cumprindo com o que rege a Resolução 04/2011, da Câmara Superior de Ensino da UFCG, e em cumprimento à determinação do MEC, o Curso de Desenho Industrial da UFCG passou a ser denominado Curso de Design.

A ênfase do Curso de Design da UFCG é em Produto, e tem cumprido com sua característica transdisciplinar através principalmente de projetos que envolvem outros departamentos, tanto da área de Ciências Exatas quanto da Área de Humanas. Esta característica vem sendo reforçada através do perfil multidisciplinar da capacitação do corpo docente. Apesar de todos os professores serem bacharéis em design, o perfil da capacitação e da pesquisa apresenta intenso intercâmbio com outras áreas do conhecimento, caracterizando a multidisciplinaridade.

No início, o curso oferecia anualmente 20 vagas, em uma única entrada. A partir de 1999, passou a oferecer 40 vagas, divididas em duas entradas. A partir de 2009, como consequência da adesão ao REUNI, o curso passou a oferecer 60 vagas com duas entradas por ano.

Atualmente, o curso da UFCG é reconhecido como um dos melhores cursos de Design de Produto do país. Os alunos e egressos têm se destacado no cenário nacional e internacional através de projetos premiados em exposições e feiras no país e no exterior. Entre os prêmios recebidos por estudantes, egressos e docentes, destacamos: Bienal Brasileira de Design; Concurso Museu da Casa Brasileira; VII Salão Design Móvel Sul; Prêmio Nacional Madeira do Amazonas, Móveis e Design; Prêmio Design da Terra; Prêmio Design Cerâmico; Prêmio Objeto Brasileiro; Concurso Philips de luminária; Prêmio Francal TOP de Estilismo (3 prêmios); Prêmio Alcoa de Inovação do Alumínio (4 prêmios); Prêmio Minas Design (3 prêmios); V Concurso Prêmio Espaço Brinquedo; Premio IF Design Award; Prêmio Universitário Tok&Stok (2 prêmios).