Linhas de Pesquisa

Linha 1: Informação, comunicação e cultura.

Nesta linha são estudadas questões relacionadas à teoria, crítica, história e desenvolvimento de produtos e artefatos com ênfase em sistemas de informação e de comunicação, considerando aspectos semânticos, semióticos, estéticos, cromáticos, gráficos, metodológicos, e estudos da cultura visual e material. O principal objetivo desta linha de pesquisa é promover o aprofundamento científico acerca de questões fundamentais relacionadas aos sistemas de informação e de comunicação que possam favorecer novas perspectivas para processos de design e a consequente melhoria na qualidade de produtos e artefatos enquanto veículos mediadores de mensagens; possibilitando, desta forma, a exploração de estratégias e sistemas de desenvolvimento de produtos que contribuam para a melhoria da comunicação entre os usuários e os produtos, proporcionando melhor qualidade na interação homem-produtos.

Corpo docente atuante nesta linha de pesquisa

Dra. Camila Assis Peres Silva
E-mail: camila.assis@usp.br
LATTES:  http://lattes.cnpq.br/8299215663548556

Áreas de interesse para orientação no Mestrado: Design de embalagens, história, cultura material, cores, percepção visual e perfumaria são algumas de suas principais áreas de interesse

 

Dra. Carla Patrícia de Araújo Pereira
E-mail: carlapereira.ufcg@gmail.com
LATTES: http://lattes.cnpq.br/6212993906357383

Áreas de interesse para orientação no Mestrado: 1. Estudos que abordem a percepção e significação das cores e suas implicações para o design em suas diferentes áreas. 2. Estudos da linguagem visual em produtos gráficos e sistemas de informação visual, abrangendo aspectos da percepção, significação e comunicação.

 

Dra. Ingrid Moura Wanderley
E-mail: ingridmw@uol.com.br
LATTES: http://lattes.cnpq.br/5542241458634614

Áreas de interesse para orientação no Mestrado: a relação do design não intencional, popular e o design erudito tradicional; objetos cotidianos contemporâneos e suas conexões com processos sociais, culturais e participativos; design de superfície com ênfase em azulejos, revestimentos cerâmicos; processos de design de joias e acessórios.

 

Dr. José Eustáquio Rangel de Queiroz
E-mail: rangel@computacao.ufcg.edu.br ou rangeldequeiroz@gmail.com
LATTES:  http://lattes.cnpq.br/1354871864610613

Áreas de interesse para orientação no Mestrado: usabilidade de produtos; Acessibilidade de Produtos; Atenção Visual no Design de Produtos; Experiência do Usuário, incluindo funcionalidade, contexto de uso, conteúdo, navegação e design visual; e Abordagens para a Avaliação de Produtos.

 

Dr. José Guilherme da Silva Santa Rosa
E-mail: jguilherme.santarosa@gmail.com
LATTES: http://lattes.cnpq.br/7686896980904000

Áreas de Interesse para orientação no Mestrado: Usabilidade; Interação Humano-Computador; Design e Avaliação de Interfaces;  Design de Jogos, Design Informacional; Experiência do Usuário; Neurodesign; Arquitetura da Informação; Design para Dispositivos Móveis.

 

Dra . Nathalie Barros da Mota Silveira
E-mail: nathalie.motasilveira@gmail.com
LATTES: http://lattes.cnpq.br/1179494888200977

Áreas de Interesse para orientação no Mestrado: Investigação de questões relativas à estética do design, morfologia dos artefatos, plástica, linguagem e metodologia visual.

 

Dr. Wellington Gomes de Medeiros
E-mail: wellingtondemedeiros@gmail.com
LATTES: http://lattes.cnpq.br/6396433371553145

Áreas de interesse para orientação no Mestrado: Semiótica, semântica e estética em design, incluindo: aplicação do modelo Interação Significante (IS) para o estudo dos significados no produto; design e emoção; comunicação em design; metodologia da pesquisa em design.

 

Dra. Julia Teles da Silva (PROFESSORA VISITANTE)
E-mail: juliateles@gmail.com
LATTES: http://lattes.cnpq.br/0253251903169480

Áreas de interesse para orientação no Mestrado em Design:  Design de comunidades tradicionais, Design e sustentabilidade, Design participativo, Design com materiais naturais, Design e permacultura

 

Linha 2: Ergonomia, ambiente e processos

Nesta linha de pesquisa são estudadas questões relacionadas à teoria, crítica e desenvolvimento de produtos e artefatos com ênfase em aspectos tecnológicos, ergonômicos, de qualidade, biomiméticos, materiais, ambientais, sociais e éticos, incluindo: design voltado para o campo e o semiárido, design sustentável, gerenciamento de projetos, interface com a arquitetura e o urbanismo, relação produto-usuário-ambiente, mobiliário urbano e de interiores. O principal objetivo desta linha é contribuir para o resgate e a aplicação sistemática de aspectos humanos, ecológicos e ambientais em processos de design, incluindo princípios da interação usuário-produto, e discussão teórico-metodológica do ensino de design, possibilitando a reflexão e o desenvolvimento do design fundamentado na relação entre a criação, a produção e o consumo de produtos e artefatos, de acordo com uma perspectiva que considere como prioridade tanto questões técnicas e econômicas quanto humanas e ambientais.

Corpo docente atuante nesta linha de pesquisa

 

Dr. Itamar Ferreira da Silva
E-mail: itadesigner@yahoo.com.br
LATTES:  http://lattes.cnpq.br/7437181641061519

Áreas de interesse para orientação no Mestrado: a sustentabilidade na concepção, uso e descarte do produto, Biomimética com foco no semiárido, Gestão do Design em empresas, Ergonomia e usabilidade de produtos.

 

Dra. Ísis Tatiane de Barros Macedo Veloso
E-mail: isistmacedo@gmail.com
LATTES:  http://lattes.cnpq.br/6335832410995233

Área de interesse para orientação no Mestrado: Estudos e Pesquisa em Ergonomia

 

Dr. Pablo Marcel de Arruda Torres
E-mail: pablo.marcel@gmail.com
LATTES: http://lattes.cnpq.br/1080523046001341

Áreas de interesse para orientação no Mestrado: Design Participativo; Inovação Social e Inovação Sociotécnica; Design de Impacto Social; Design de Serviços; Novos Métodos de Design; Gestão de Design e Design Estratégico. 

 

Dr. Juscelino de Farias Maribondo
E-mail: juscelinodefarias@oi.com.br
LATTES: http://lattes.cnpq.br/5177641988447089

Áreas de interesse para orientação no Mestrado:  Ergonomia, Engenharia e Segurança do Trabalho, Metodologia de Projeto, Desenvolvimento de Produtos Industriais e Termografia.